Vida leve, com autoconhecimento

É uma ferramenta ainda de Orientação Profissional.

O Curtigrama é uma ferramenta de autoconhecimento que consiste num diagrama relativo aos nossos gostos e ações, àquilo que “curtimos”. 
Em geral, o Curtigrama é utilizado com a finalidade de entender aquilo que nos agrada ou não, para ir delineando um caminho para uma escolha profissional ou outras escolhas.

Assim vamos entendendo melhor que ocupações mais se aproximam de quem somos.

É uma ferramenta que mede como está a nossa utilização do tempo: se estou me dedicando mais ao que gosto ou estou mais preso a coisas que não me agradam? Estou conseguindo equilibrar o relógio da vida?

É simples de se fazer.

Como mostra a tabela acima, divida uma folha de papel em 4 quadrantes. 
No campo “Gosto e Faço”, você escreverá todas as coisas que você gosta e faz no cotidiano. Inclua seus hobbies, as atividades de trabalho que lhe dão prazer, enfim, aquilo que você se sente bem fazendo e que costuma incluir no dia a dia.
Dentro do campo “Não gosto e Faço”, podem estar algumas obrigações que precisamos continuar fazendo. Pode ser um momento de avaliação também. 

Em seguida no Curtigrama, vem o campo “Gosto e Não faço”. Sabe aquelas atividades que você adora, mas acaba deixando de lado pelas desculpas? Então, elas entram aqui.

Perceba depois quais as que você sabota, que vai deixando tudo para depois…
O campo “Não gosto e Não faço” pode dar uma boa ideia daquilo que não tem mesmo nada a ver com você.

Ou até quem sabe, se você quiser ser um pouco mais ousado(a), trará uma dimensão de habilidades a desenvolver!


Então, que tal se conhecer melhor e refletir sobre você através do Curtigrama? Espero que faça bom proveito dessa ferramenta!

Fonte: Juliana Garcia.

Maria de Lourdes Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat