Oferta!

Plano de Curso Artes – Ensino Fundamental I

R$50,00 R$30,00

Apreciar  Conhecer  Produzir.   Verbos que auxiliam no processo de criação  e leitura de mundo através da Arte.

No Plano de Curso, devem-se contemplar quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança, trabalhada de forma integrada. Para tanto, é preciso basear o fazer pedagógico da disciplina em três eixos norteadores: reflexão, apreciação e produção; de modo que a turma vivencie a arte em todas as suas dimensões. O importante nessa fase da vida é o aluno “fazer pensando” e “pensar fazendo”. Ou seja, não apenas priorizar a prática e deixar que a aula de Arte seja “lazer”, mas refletir sobre ela, das mais variadas formas. Assim, trabalhar as quatro linguagens: Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro, contribuindo com a expressão e comunicação pessoal, com a formação do estudante como cidadão, por intensificar as relações dos indivíduos com seu mundo interior e exterior. Criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. Dando condições de integrar os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e do virtual, do sonho e da realidade. Tal integração é fundamental na construção da identidade e da consciência do adolescente, que poderá assim compreender melhor sua inserção e participação na sociedade. É preciso fortalecer a concepção de que a Arte é uma, entre outras formas de conhecimento, que são importantes para compreender o homem, o mundo e as relações entre eles.

 

  1. OBJETIVOS GERAIS:

– Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade.

– Compreender a arte no processo histórico, como fundamento da memória cultural, importante na formação do cidadão, agente integrante e participativo nesses processos.

– Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte, em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.

Categoria: Tags: , ,

Descrição

A arte e o processo de letramento e alfabetização (o uso das técnicas e instrumentos da arte como ferramenta para a contribuição e interação nos processos de letramento e alfabetização, letramento matemático, e leitura de mundo).

Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Nessas unidades, as habilidades são organizadas em dois blocos (1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano), com o intuito de permitir que os sistemas e as redes de ensino, as escolas e os professores organizem seus currículos e suas propostas pedagógicas com a devida adequação aos seus contextos. A progressão das aprendizagens não está proposta de forma linear, rígida ou cumulativa com relação a cada linguagem ou objeto de conhecimento, mas propõe um movimento no qual cada nova experiência se relaciona com as anteriores e as posteriores na aprendizagem de Arte. Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Arte deve garantir aos alunos o desenvolvimento de algumas competências específicas.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Plano de Curso Artes – Ensino Fundamental I”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat