Dependência

O que precisamos saber?

Uso, abuso e Dependência
de Drogas

O que significa a palavra droga? 

Droga, é qualquer entidade química , que altera a função biológica e possivelmente a sua estrutura.

As Palavras e sua função

Droga também é um nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser introduzida no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas.

Nas áreas de Medicina e Farmacologia, droga é qualquer substância que previne ou cura doenças ao causar alterações fisiológicas nos organismos.

Há quem também diga ” que droga de vida.”

As palavras têm personalidade, cheiro, cor, sabor, afeto, e isso é emprestado a quem as usa. Dentro do “combate” as drogas, a sociedade e as famílias devem se preocupar com o ser humano, e não com a droga.

Quando uma pessoas usa drogas, temos que ter em mente que vamos tratar de problemas humanos, e não de problemas de drogas. 

Drogas não têm problemas.

O ser humano é que, em função de seus conflitos, procura na droga uma solução mágica para eles.

As famílias tratam a droga como algo grandioso, difícil de lidar. Ninguém está preparado para lidar com o uso abusivo de alguém da família.

A informação é um ponto essencial, para lidar com esse bicho papão.

A humanidade sempre caminhou em busca da felicidade, o nosso sistema nervoso central é uma máquina de fabricar estímulos (dor ou prazer) e o uso de drogas afeta estes estímulos.

É nas drogas que o adolescente, o jovem, o adulto, busca esquecer dos problemas que estão no contexto familiar, na sociedade e outros.

Na verdade, a droga é uma questão muito antiga, que se confunde com a própria história do homem. O noticiário se concentra nos casos de cocaína, por vezes de maconha,raramente em outras drogas.

E parece que drogas de abuso são apenas essas.

Existem pesquisas que apontam uma infinidade de outras drogas de abuso, um destaque para o abuso de medicamentos e de álcool, principalmente em adolescentes.

Uma droga não é por si só boa ou má.

Existem substâncias que são usadas com a finalidade de produzir efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, e são consideradas medicamentos.

Mas também existem substâncias que provocam malefícios à saúde, os venenos ou tóxicos.

A mesma substância pode funcionar como medicamento em algumas situações e como tóxico em outras e o seu uso contínuo pode evoluir para a dependência.

O uso de drogas que alteram o estado mental, aqui chamadas de substâncias psicoativas (SPA), acontece há milhares de anos e muito provavelmente vai acompanhar toda a história da humanidade.

Quer seja por razões culturais ou religiosas, por recreação ou como forma de enfrentamento de problemas, para transgredir ou transcender, como meio de socialização ou para se isolar, o homem sempre se relacionou com as drogas.

É preciso identificar os sentimentos de rejeição, solidão e os problemas que causam os conflitos familiares.

É preciso viver bem, é possível viver sem vícios.

Já alguns anos ajudo pessoas na organização do sistema familiar.

Acesse o link.

Maria de Lourdes Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat