Conexão nas relações

Trabalhando as Emoções

Muitas interferências nos relacionamentos são por causa da falta de comunicação. Ela é uma ação, é uma via de mão dupla que favorece o crescimento de ambos, seja no namoro, no casamento, na empresa, aonde você estiver a boa comunicação ajudará.

Podemos dizer que quando comunico algo de verdade, acabo ajudando o outro a ser melhor.

E quando a comunicação não é eficaz?

1.Quando não trabalho as minhas emoções.

2.Quando deixo de nomear as minhas qualidades, podemos dizer “potencialidades”.

3.Quando vivo a partir da minha sensibilidade, que me deixa sem energia, sem entusiasmo para agir.

As Emoções

emoção é as vezes definida como um sentimento que resulta em mudanças físicas e psicológicas que influenciam o pensamento e o comportamento.

Elas são nossa forma de expressão e às vezes podem ser mais importantes que as palavras. Se as palavras não forem acompanhadas por emoções adequadas, dificilmente receberão crédito.

Quando refletimos cuidadosamente sobre a importância das nossas emoções, percebemos que em muitas as situações, elas influenciam decisivamente na nossa vida, e por vezes não temos consciência disto. 

É importante reconhecer a maneira como nosso estado de espírito afeta o nosso comportamento, quais são as nossas qualidades e quais são os nossos pontos negativos.

Precisamos fazer um processo de autoconhecimento pois as vezes as nossas emoções podem nos dominar.

É preciso saber que as necessidades humanas vão muito mais além que as necessidades fisiológicas, como as comidas e as bebidas. Elas envolvem outras necessidades de caráter emocional.

Trabalhar as emoções através da arte

Fazer a conexão entre você e os outros com o auxílio das terapias expressivas.

Como?

Através da arte melhoramos nossa capacidade de comunicação não verbal. A arte pode nos ajudar a expressar e comunicar sentimentos, facilitando a reflexão, a comunicação e possíveis mudanças no comportamento.

O que é as Terapias Expressivas?

Para compreender as terapias expressivas, é preciso primeiramente conceituar a arte para buscar os conceitos teóricos que norteiam o emprego técnico de recursos expressivos ou artísticos. 

Arte, palavra de origem latina  “ars” significa técnica ou habilidade.

O dicionário Houaiss, vai dizer que arte é a produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana.

Então, as terapias expressivas é a utilização e estímulo de expressões não verbais em contexto terapêutico, com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências humanas.

Terapias Expressivas: é a expressão do indivíduo, do seu íntimo, e do seu consciente.

Em resumo, é a sua forma de falar, o que você não consegui através das palavras, dai seu desenho, as cores vão falar para você ou com você.


Maiores informações entre em contato

[email protected]

Maria de Lourdes Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat