Não Desista

Isso mesmo, não desista de ser você.

Invista tempo e foco.

Seja o autor da sua existência.

“Se a vida é um palco eu sou o Show.”

Um cliente me disse, que depois que passou a fazer o seu processo de autoconhecimento, ele senti que a vida dele passou a ser um palco, onde ele faz o show.

Ele era uma pessoa tímida, tinha dificuldades de expressar seus sentimentos e falar sobre eles.

Queria ser diferente…

Fico pensando em milhares de pessoas que desejam ser diferentes mas não ousam ser. 
As vezes é difícil dar o primeiro passo, e é mesmo.

Mas, conheço pessoas que fizeram a experiência de sair de si e ir em busca de suas metas.

Façamos da nossa vida um palco.
Coragem, ouse ser você.

Assim vencemos as resistência…

Sim ou Não?

Maria de Lourdes Batista
Arte de Viver. 
São programas que propõe o encontro consigo mesmo para a solução de conflitos.

Reciclar as Emoções e sentimentos.

As emoções são respostas neurais para estímulos externos, enquanto os sentimentos são respostas às emoções.

Emoção e sentimento são considerados movimentos diferentes tanto para o psiquismo como para a psicologia.

O ser humano está em processo permanente de transformação e estar consciente disto ajuda a reciclar, libertar as emoções e situações não resolvidas, dando espaço para cada momento novo, aqui e agora. Ter uma vida sustentável emocionalmente é ser capaz de se sentir antes de pensar, é descartar os lixos emocionais, não deixando Gestalten abertas

Emoções

Muitas pessoas confundem emoção e sentimentos. Qual a diferença entre as duas, isso pode ajudar você a ganhar mais equilíbrio sobre nossa vida.E

Paul Ekmann, um dos primeiros psicólogos a pesquisar as emoções e a linguagem corporal, reconheceu as emoções de tristeza, alegria, raiva, desprezo e nojo. O que elas têm em comum é que são reações diretas e rápidas à circunstâncias do ambiente e da vida.


A palavra emoção vem do latim emovere.

O ‘e’ significa ‘energia’ e ‘movere’ significa ‘movimento’.

Toda emoção, que normalmente percebemos e usamos de forma negativa, existe para nos ajudar a movimentar nossa vida, a MUDAR o que não está bom ou em desequilíbrio. E se não movemos todas essas energias para fora, elas acabam gerando doenças ou dores dentro de nós.”.

Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção.

Emoções e sentimentos

As emoções dão origem aos sentimentos, esses dois tipos de reação estão totalmente relacionados entre si. Da mesma forma que uma emoção desperta um sentimento, um sentimento é capaz de gerar mais emoções da mesma espécie.

Ter consciência de suas atitudes e dos seus sentimentos , é fundamental para se recuperar de uma emoção ou sentimento negativo. Esse processo possibilita o equilíbrio emocional.

As emoções são reações inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.

Dei uma resposta agressiva para alguém, logo vou pensar, “não fui correto”, poderia ter sido mais educado.

A pessoa fez uma pergunta, você não gostou dela e logo já deu uma resposta que machucou a outra pessoa. Brotou o sentimento de culpa, de tristeza …

Origem

As emoções e sentimentos acontece já na vida intrauterina. É cientificamente comprovado que as emoções e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação: todos os medos, tristezas, raiva, alegrias, amor e culpa que os pais sentem também são sentidos pelo bebê.

A partir dessas experiências e até os sete anos de idade, a pessoa desenvolve seus programas emocionais. É nesse período que ele registra e interpreta todas as emoções e experiências de acordo com seus sentimentos, transformando suas interpretações em padrões emocionais e comportamentais que podem refletir por toda a vida.

As emoções como medo, raiva, tristeza e alegria podemos dizer que fazem parte do desenvolvimento de todo ser humano e está diretamente ligada a sua sobrevivência.

Quando bem direcionadas, servem para impulsionar e proteger a pessoa de diversas situações do dia a dia.

Se faz necessário melhorar e desenvolver suas emoções. Nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar e de ser no mundo.

Se você quer desenvolver sua capacidade de lidar melhor com as emoções e seus sentimentos, conheça nossos programas , são 10 sessões trabalhando A Arte de Viver sem vícios, sem ansiedade, gerindo os conflitos na família.

A emoção e os sentimentos auxiliam no uso das habilidades interpessoais e do autoconhecimento.

Fique por dentro

Vamos resolver os Conflitos Familiares?

O Programa os conflitos familiares trabalha com a psicologia do desenvolvimento e processos de criação para o autoconhecimento e gerenciamento dos conflitos.

O que é trabalhado:

é um processo de aprendizagem com o uso da Psicoeducação, que é uma intervenção terapêutica para compreensão do transtorno e como será o seu tratamento, incluindo o conhecimento dos aspectos emocionais, capacitando as pessoas bem como os familiares, a enfrentar com  situações praticas as questões  vivenciadas pelo paciente nos momentos de conflitos e tensões. Visa buscar uma ordem interna, compreendendo  também a ordem que o mundo  expressa para o ser humano. Auxiliando no posicionamento da criança, do adulto e da família frente as informações que recebemos.

Temas: Traumas, sentimentos de não existência e ansiedade.

Acesse: https://www.apsicologiaonline.com.br/produto/programa-arte-de-viver-gerando-conflitos-familiares/

Meu Filho é desatento.

Uma mãe me enviou um e-mail com essa questão, de desatenção.

Vamos entender um pouco mais sobre a desatenção.

A distração, a desatenção e falta de concentração poderá ocorrer na criança por falta de organização e foco.

Desatenção é sintoma do TDAH

E o que é isto afinal?

Distração tem dois significados principais. O primeiro é diversão, lazer. O segundo é falta de atenção, pouca concentração.

Prestar atenção, significa inibir distrações, de forma flexível e de acordo com as necessidades de cada tarefa. No TDAH, estas capacidades estão prejudicadas. É necessário auxiliar a criança no gerenciamento das suas atividades.

As capacidades de atenção e memória de curto prazo são as funções cognitivas mais suscetíveis à influência prejudicial de fatores internos ou externos. Nesse sentido, torna-se ainda mais complexo buscar explicações para os problemas de atenção, em todas as suas formas. A saber: Distração (dificuldade em fechar o foco), em sustentar o esforço e flexibilidade cognitiva.

Um ponto importante.

Insegurança, dificuldades de escolher, baixa autoestima, são situações que comprometem o desenvolvimento da criança.

A desatenção é a capacidade limitada de permanecer atento por um tempo necessário para realizar ou compreender determinada tarefa.

É importante reforçar que para considerarmos a falta de atenção como um sintoma de TDAH deve-se observar sua frequência, persistência e duração, e essas manifestações devem necessariamente  trazer prejuízos para a vida do indivíduo.

Observar esses prejuízos e percebe-los no cotidiano da criança.

O comportamento desatento de uma criança pode ser motivado por vários fatores, incluindo um transtorno de aprendizagem.

Verifica-se uma dificuldade de aprendizagem quando a criança é capaz de executar as tarefas, possui as habilidades necessárias, mas não as demonstra de forma constante.

O transtorno de aprendizagem seria uma dificuldade significativa na capacidade em desenvolver habilidades e aprender, incluindo dislexia, disgrafia e discalculia.

Os transtornos de aprendizagem são distúrbios que afetam a leitura, escrita, capacidade intelectual, atenção.
Uma avaliação psicopedagógica cautelosa poderá ajudar a diagnosticar a presença ou não destes distúrbios que acabam afetando diretamente o desenvolvimento do aluno, sua auto estima e atingindo também pais e educadores.

Por que perdemos o foco nas tribulações?

De repente um vento forte arranca o telhado, deixa sua casa sem proteção, molha as paredes e aquela sensação de medo; será que ela vai cair?

A chuva forte arranca o telhado que parecia seguro há 20 anos. O telhado simboliza proteção e abrigo. Ele tem uma representação semelhante à cabeça na estrutura do corpo humano.

Nesse sentido a sensação inicial é de perda, de fracasso, não vai dar para começar novamente. O corpo fica frágil e a doença se aproxima indicando que não tem forças para ir atrás do conserto.

E a vida é assim, se viver é uma arte, como perdemos o foco em meio as tribulações?

Parece que tudo se perde, o sentido da vida voa também como as telhas que foram lançadas fora pelo vento forte.

Nas palavras de Drummond encontramos um fio de esperança:

” Mesmo que o hoje te dê um não, lembre-se que há um amanhã, a certeza dos passos devem ser traçados ao lado de quem nos ama; e que o amor, a paz, a confiança e a felicidade, é a base para o recomeço.”

As vezes os apegos são empecilhos para os passos seguintes, a dificuldade de parar e pensar no que fazer agora, acreditando em si mesmo, na busca do que será prioridade daqui pra frente.

Um acontecimento marca uma nova etapa, mas, é preciso observar o tempo presente.

A vida, é como um livro do qual nós somos os autores, ele não vêm pronto, antes de nascermos ele está em branco, ao nascermos introduzimos as primeiras passagens – um começo e com o tempo através das escolhas vamos escrevendo-o página por página, rabiscadas, rasgadas ou marcadas, onde encontramos obstáculos, nos últimos dias de vida concluiremos, e no final deixamos nossas historias marcadas no coração daqueles, que sempre farão parte de nossa historia.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo.

As lembranças passadas ficam, vivemos o que era pra ser vivido.

Reconstrua seu telhado e crie forças para ser forte diante dos conflitos.

Arte de viver.

Maria de Lourdes Batista.

Para quem é meu Trabalho

Para quem tem conflitos

 Vou começar  destacando essas 05 frases que  podem acabar com qualquer conflito segundo alguns autores.  

1. Sim, tem razão… 

Cria possibilidades do outro passar a escutar, a ter um diálogo

 2. Como posso resolver esse problema?
Se isso ocorrer no trabalho busque informações para que o erro seja reparado.
 3.Vamos ver isso de uma perspectiva diferente.
Analise o problema de vários ângulos. A possibilidade de resolver a tensão é maior.
 

4. Bem, eu entendo você!  

Essa frase quebra um ciclo de mal entendidos. Será o primeiro passo para resolver o conflito sem discutir ou gritar.

5. Vamos dar uma pausa, refletir e depois decidimos. 

Dar uma pausa, respirar, ajuda na relação. O conflito poderá terminar naturalmente. 

 Como acontece os conflitos?  

As pessoas sempre fazem perguntas, e as vezes não encontram ou não querem encontrar respostas. Parece que a vida é feita de problemas, de doenças, de discussões e do sentimento de não ser amado(a).  

O que  importa é saber lidar com cada situação, como gerenciar o mal estar que se estabelece, quando  os dois não querem baixar a guarda. 

No relacionamento conjugal os filhos que saem prejudicados, pois o casal discute na frente deles. Causando alguma dificuldade posterior. 

Conheça o Programa 

A Arte de viver sem  CONFLITOS.

Maria de Lourdes Batista

 

 

Apostila de Artes –

Ensino Médio.

O filho do homem

Plano de Aula :     2º. BIMESTRE  –       3º. ANO –        Dia 06/05/2019

  1. Tema: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  2. Habilidades: Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais
  3. Objetivo – Identificar, relacionando as diferenças funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
  4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

– Possibilitar ao aluno a leitura das linguagens da Arte presentes em vários contextos históricos.

– Enfatizar a importância de cada um assumir seu papel na sociedade.

    5.    AVALIAÇÕES: portfolio/caderno, exercícios de verificação dos conteúdos aplicados (vistos) , avaliação bimestral, projetos.

Tema da aula: Surrealismo 

Método: Aula expositiva  e desenho

Recurso:  texto sobre o automatismo surrealista e a técnica.

Desenvolvimento:

1.Falar do 2º. Bimestre –

2. Tema da aula: Surrealismo –  mostrar as  fotos das telas – 

3.Logo após colocar na lousa sobre Surrealismo – coisas pontuais..

4. Aplicar a técnica do   AUTOMATISMO  PSÍQUICO  – Explicar o inconsciente

O Surrealismo tem início em Paris, no ano de 1924. O contexto é  de guerra I e II  Guerra Mundial. Porém, a influência deste movimento chegou, até aos nossos dias.

A ausência de lógica levantada pelos dadaístas segue no movimento Surrealista, porém, no Surrealismo os artistas não desejam saber o que é a arte, mas: O que é o ser humano? O que ele pensa?

Sob a liderança de André Breton (1896-1966) é ele quem desenvolve toda a ideia do movimento, mas o artista que mais se destaca é Salvador Dalí.  Dalí foi o artista que mais produziu. Produzia filmes, peças de teatro e, muitos quadros. No Brasil, é possível encontrar características do surrealismo nas obras de Tarsila do Amaral e Ismael Nery, Cícero Dias.

Aplicar: AUTOMATISMO  PSÍQUICO – SURREALISTAS

Deixar fluir o nosso inconsciente.

Deixar fluir o que vier na cabeça.

Podemos inspirar nas ideias do nosso colega. Isso se chama influência.

Deixar fluir uma imagem surrealista

No momento que vão desenhando podem ir conversando sobre a ideia que vai surgindo

As obras surrealistas foram essenciais para mostrar como “é tênue a distinção entre saúde e doença mental”.

O automatismo surrealista é um método de fazer arte no qual o artista suprime o controle consciente sobre o processo de produção, permitindo que a mente inconsciente tenha grande influência.
O automatismo tomou muitas formas: a escrita e o desenho automáticos, inicialmente (e ainda hoje) explorados pelos surrealistas, podem ser comparados a fenômenos semelhantes ou paralelos, como a improvisação não-idiomática. “Puro automatismo psíquico” foi como André Breton definiu o surrealismo e, embora a definição tenha se mostrado capaz de expansão significativa, o automatismo continua sendo de primordial importância no movimento.

O desenho automático foi iniciado por André Masson, mas os artistas que também praticavam o desenho automático na mesma época incluem o artista inglês Austin Osman Spare e na França Joan Miró, Salvador Dali, Jean Arp e André Breton. O artistas surrealistas  descobriram que seu uso do “desenho automático” não era inteiramente automático, mas envolvia alguma forma de intervenção consciente para tornar a imagem ou pintura visualmente aceitável ou compreensível “… Masson admitiu que o seu” imagens automáticas envolviam um processo duplo de atividade inconsciente e consciente …

Esse plano faz parte da Apostila para o Professor de Arte.

Entre em contato

WhatsaApp: 037998265019

Para quem é o meu trabalho

Para quem tem vícios

Que tipo de vício você tem? Num primeiro momento você pode dizer, nenhum. Não bebo, não fumo, não uso drogas.

Leia essa história:

Um amigo que mora na Nova Zelândia me mandou um e-mail
no qual dizia que achava que ia morrer naquele ano. Imediatamente
liguei para ele para saber o que estava acontecendo e como ajudá-lo. Na
conversa, ele me confidenciou: “Estou viciado”. Para mim aquilo foi
muito estranho, pois ele sempre foi atleta e nunca bebeu nem fumou.
“Como assim?”, perguntei. Ao que ele respondeu: “Você sabe que no
Brasil eu era paraquedista, e que aqui na Nova Zelândia eu também faço
base jumping”. Ele continuou: “Até aí tudo bem, a questão é que no base
jumping o objetivo é ficar em queda livre o maior tempo possível e abrir
o paraquedas o mais perto do chão que puder. E quanto mais perto do
chão mais adrenalina. Já bati seis vezes meu recorde este ano”. Foi
quando ele começou a chorar: “Perdi meus dois melhores amigos nesse
esporte e acho que sou o próximo”. Sem compreender, eu disse: “Ué,
basta liberar o paraquedas longe do chão”. Ainda abalado ele disse: “Você
não está entendendo, estou viciado em adrenalina e em perigo. Eu não
consigo abrir minha mão e soltar o paraquedas até que eu tenha a carga
de adrenalina de que preciso. É vício. Foi assim que meus amigos morreram e eu serei o próximo.

Vícios emocionais que atrapalham no relacionamento

Listo aqui os vícios emocionais

Vitimização ( )
Raiva ( )
Problemas ( )
Estresse ( )
Controle ( )
Ajudar os outros ( )
Atividade constante/não se permitir parar ( )
Tristeza ( )
Doença ( )
Solidão ( )
Abandono ( )
Ser traído ou trair ( )
Ser pobre ou ter dificuldade financeira ( )
Eternos recomeços ( )
Ser maltratado ( )
Ser lesado ou passado para trás ( )
Medo ( )
Agradar aos outros ( )
Trabalhar e produzir compulsivamente ( )
Gastar dinheiro ( )

Agradar aos outros ( )
Trabalhar e produzir compulsivamente ( )
Gastar dinheiro ( )

Então, o que ocorre é que em menor ou maior escala todos nós somos viciados em alguma coisa.

O primeiro passo é admitir, o segundo, procurar compreender esse processo de viver viciado, e o que isso está te causando.

Com ajuda do meu trabalho, você vai descobrir como lidar com o seu vício, e poder fazer escolhas para dar mais sentido a sua vida.

Leia mais sobre para quem é meu trabalho:

https://www.apsicologiaonline.com.br/categoria-produto/projeto-arte-de-viver/

Arte de ser Feliz

Você leu no topo do meu site a frase “Arte de Viver”, isso é o que faço no meu trabalho. E você pode ter pensado: como é possível viver e ser feliz ?

Mas para você entender melhor, podemos dizer que meu trabalho é:

Para você quem tem conflitos

Para você que tem ansiedade

Para você que tem vícios

Para você que deseja ser feliz.

Sou Psicóloga, e já alguns anos ajudo as pessoas a desenvolver suas habilidades para solucionar os seus conflitos.

Como acontece o meu trabalho?

A proposta é o encontro consigo mesmo.

Estamos rodeados de emoções e comportamentos difíceis de trabalhar: ansiedade, insegurança , vícios e dificuldades nos relacionamentos.

Acesse no nosso site e conheça mais sobre os programas:
viver sem ansiedade 
sem vícios 
sem conflitos familiares.
https://www.apsicologiaonline.com.br/