Relacionamentos Saudáveis

As vezes não temos tempo para nada, nem para perceber que precisamos parar no sinal… brincadeira.

Este sinal seria sua vida, parar e verificar como ela se encontra.

Foi pensando nesta parada e atendendo casais por causa de seus filhos que criei este curso.

Um Curso de 04 semanas, através de Analise Pessoal para ajudar os casais no processo de autoconhecimento e resolução de conflitos.

Nos jornais, nas revistas, nas mídias, o que mais aparece?

Você pode junto comigo responder: filhos agressivos, adolescente que mata uma criança sem defesa, brigas de casais e outros fatos que sempre são noticiados.

Como professora, lecionando, verifico que as crianças possuem muitas dificuldades de interpretação e de socialização. Há muita conversa na sala de aula.

Como psicóloga atendo pais que não conseguem entender a demanda de seus filhos na escola, principalmente em relação a escrita e a leitura.

Foi pensando nos pais que fiz este curso, é um mini-instrumento para dar aos casais uma oportunidade de se conhecer.

De dar uma parada.

As vezes os casais não tem tempo de procurar um atendimento, ou um aconselhamento para ajudar na resolução dos conflitos no cotidiano.

Este curso, é como um diário de crescimento, para cada um avançar na compreensão de si mesmo. Para perceberem que o casal precisa avançar com humildade e vigilância no processo de amadurecimento pessoal e conjugal.

Assim, vão colaborar no crescimento de seus filhos.

Objetivo do curso

Gerir seu próprio crescimento, buscando um desenvolvimento da personalidade, tornando-a mais agradável.

Procurando conduzir sua vida fazendo luzes sobre o que acontece em nós (casal) e na família.

Temas abordados

Na primeira semana, analisaremos uma sequência da Compreensão do que é Amar.

Na segunda semana, vamos trabalhar sobre a Criatividade na relação, criando condições para um ambiente vitalizante.

Na terceira semana, um dos trilhos importantes, Como está a sua Afetividade?

Na quarta semana vamos chamar atenção sobre a Necessidade de ser Amado.

No final cada participante (casal) poderá fazer uma conclusão sobre os pontos que mais se destacaram nesta caminhada de gerir seu crescimento para obter Relacionamentos Saudáveis gerindo os conflitos.

Para adquirir clique no link:

Maria de Lourdes Batista

Psicóloga Clínica

Saúde Emocional na família

Hoje, assisti novamente o documentário do artista Vik Muniz com o tema : Lixo Extraordinário. Digo novamente pois já assisti várias vezes. Sempre que assisto me emociono ao verificar a atuação da arte na vida das pessoas e como as mudanças acontecem quando temos um apoio, um incentivo de alguém para que a transformação aconteça.

Para que exista mudança, a criatividade é ponto fundamental. Assim, a produção artística de Vik Muniz é reconhecida em todo o Planeta e a sua criatividade incomum é notável.

Em muitas pessoas esta criatividade está travada, ou não foi treinada. A psicoeducação, e as Terapias Expressivas auxiliam muito neste processo.

A Saúde emocional é um tema que tem sua relevância no dia a dia do sistema familiar. E muitos pais não conhecessem a real função do psicólogo.

Profissão do Psicólogo como fator de Prevenção.

Ainda não é muito conhecida a profissão do psicólogo como fator de prevenção a saúde. Por exemplo, quando seu filho estiver muito quieto, ou muito agitado, e os pais conseguem conversar com ele, ou ele não colabora com o diálogo, é preciso da intervenção de um profissional.

O psicólogo na medicina preventiva é mais do que um profissional especializado em analisar o comportamento do ser humano, com o objetivo de ajudá-lo a enfrentar problemas emocionais. Além de cuidar da  saúde mental dos indivíduos, seu papel na promoção da saúde inclui identificar os fatores psicológicos que podem levar ao adoecimento e indicar as mudanças de comportamento necessárias para a manutenção da saúde.

Um aliado no combate à ansiedade

Cada vez mais, a atuação do psicólogo nas ações de medicina preventiva tem se tornado mais importante. Principalmente quando a ansiedade  e também o estresse da vida diária começam a causar alterações neurológicas, endócrinas e imunológicas que aceleram processos de doença em um número crescente de indivíduos.

Vivemos numa sociedade adoecida, e não temos a preocupação de cuidar do lado positivo de viver bem, de que podemos dar certo na vida.

Vejam o vídeo do Documentário do artista Vik Muniz.

Maria de Lourdes Batista

Psicóloga Clínica, presencial e online.

Projeto Pais e filhos, de bem com a vida.

Dicas sobre como respirar

Os especialistas indicam quatro técnicas de respiração que podem ajudar você a se sentir melhor de imediato.

1. Abdominal- Já reparou que podemos observar a movimentação do abdômen facilmente na respiração dos cães e dos bebês? Isso acontece pelo simples fato de que, quando estamos tranquilos, tendemos a inspirar e expirar lentamente, o que evidencia a extensão e a contração do abdômen. Então, experimente parar. e respirar com mais tranquilidade e profundidade, colocando a mão sobre o abdômen para senti-lo se movimentar.

2. Quadrada – Nesse tipo de respiração, a cada inspiração e expiração, existe uma pausa. Inspire por contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro. Expire lentamente enquanto por quatro segundos e, após “esvaziá-los”, mantenha-se assim por mais quatro. É como se você, ao final, estivesse formando um quadrado respiratório, com quatro segundos em cada passo, daí o nome da técnica….

3. Expiração alongada A prática é semelhante à anterior, no entanto, enquanto você inspira por quatro segundos, a recomendação é expulsar o ar pelo dobro do tempo (isto é, por oito segundos). Ela é benéfica porque enquanto a inalação está relacionada ao sistema nervoso simpático (SNS), que controla o mecanismo de luta e fuga, a expiração está relacionada ao sistema nervoso parassimpático (SNP), que influencia a nossa capacidade de relaxamento.

4. Alternando as narinas Com a ajuda do dedo indicador, inspire por uma narina e expire pela outra. Na sequência, a narina que “puxou” o ar deve ser usada para “soltá-lo”. Assim como todas as anteriores, essa técnica acalma porque faz com que você se concentre no momento presente.

Pais e Filhos, De Bem com a Vida.

Maria de Lourdes Batisa

Psicóloga Clínica

Presencial e online.

O que espero da vida?

Hoje, ao pensar no desenvolvimento da vida, nos sonhos, em como realizar este sonho, percebi que veio com estes pensamentos uma sensação de melancolia.

Comecei a olhar meus e-mails e encontrei este que quero partilhar com vocês.

O QUE A PRIMAVERA TRAZ PRA NÓS?
Ela representa o tempo da despedida das frias paisagens e do preparo para entrar no tons quentes do verão.

As flores são a marca principal da primavera. Vai embora o gelo, o cinza, o
tempo de recolhimento e a natureza se revela multicolorida. Nos mostra que a natureza resistiu aos tempos frios e agora se refaz.


Em nossas experiências podemos passar por momentos hibernais, em que tudo ao nosso redor está frio e aparentemente sem vida. Seja por situações de perdas, decepções ou pelo simples desaquecimento da vida.

Nesses períodos algo de muito belo pode acontecer, se optamos por
resguardar nossos dons preciosos, sem perdermos as esperanças. Vamos concentrando nossa energia, até que um dia uma nova brisa pode soprar e anunciar que o gelo vai derreter e a grama verde que havia por baixo dele irá se revelar.


A primavera convida: abra-se, permita-se, aproveite as oportunidades dessa brisa nova,relacione-se, sinta a beleza que há lá fora, deixe seu perfume único exalar de dentro para fora,não tema as abelhas, deixe que elas a toquem levemente e polinizem a vida!

Lindo demais, não é?

Fica aqui a minha dica de hoje, Abra-se e se permita, ser feliz.

Maria de Lourdes Batista

Psicóloga Clínica.

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